← Back Published on

Bortoleto tem atuação impecável em Monza e conquista a vitória largando do fundo do grid

Nem os mais otimistas poderiam imaginar o que Gabriel Bortoleto faria na feature race do Grande Prêmio da Itália, realizado no Autódromo Internacional de Monza, neste domingo (1). Largado do colchete mais distante, Gabriel conseguiu quebrar todas as expectativas, conseguindo fazer uma excelente corrida de recuperação e chegar ao degrau mais alto do pódio.

Na corrida sprint no sábado, o brasileiro já havia mostrado que era possível sonhar com um bom resultado mesmo largando da 22º posição. Bortoleto cruzou a linha de chegada na oitava colocação, empatado com Dennis Hauger. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), diante de uma situação atípica, decidiu dividir a pontuação entre os dois, deixando cada um com 0,5.

No início de prova, Gabriel via seus principais adversários na luta pelo título, Zane Maloney, Isack Hadjar e Paul Aron, largarem das três primeiras posições e a escolha de pneus supermacios foi determinante para a boa atuação do brasileiro.

Antes da primeira curva, Paul Aron foi atingido na traseira por Josep María Martí, obrigando o piloto da Estônia a abandonar a corrida e acionando o primeiro safety-car do dia, que deixou a pista na volta 3, com Maloney liderando a prova, seguido de Bearman e Antonelli.

No giro seis de 30, a Prema chamou Bearman ao pit lane para substituir seus pneus supermacios por médio. Na volta seguinte, Maloney, Duerksen, Hadjar, Crawford, O'Sullivan, Cordeel e Fittipaldi também foram chamados para a calcarem pneus médios. Porém, ao saírem dos boxes, uma segunda entrada no safety-car na pista foi necessária devido à rodada de Hauger na curva 1 depois de um contato com Ritomo Miyata. Essa foi a oportunidade perfeita para Bortoleto, Martí, Verschoor, Miyata e Villagómez realizarem a troca obrigatória de compostos.

A relargada aconteceu no 11º giro, e poucas voltas depois Bortoleto assumiu a liderança em uma manobra em cima do companheiro de equipe, Kush Maini, na chicane da Roggia. A partir de então, o brasileiro conseguiu abrir vantagem para o 2º enquanto o retante do grid batalhava por posições e garantir a sua segunda vitória na temporada.

Maloney e Verschoor completaram o pódio junto com o brasileiro. Isak Hadjar, líder do campeonato, saiu zerado do final de semana na Itália, terminando a sprint race em 10º e a feature race em 11º.

Após a corrida, o brasileiro falou sobre a excelente atuação e agradeceu sua equipe: “A melhor corrida da minha vida acabou de ser feita, P22 para P1, na corrida principal na Fórmula 2 em Monza. Super feliz, obrigado à equipe e a todos que me apoiaram neste fim de semana após uma sexta-feira difícil. Poder terminar o fim de semana assim, com 25 pontos na tabela, é simplesmente magnífico, então obrigado a todos.”

Com o fim da rodada, a luta pelo título ainda continua com Hadjar na liderança, com 165 pontos, seguido de Bortoleto com 154,5. Maloney é o terceiro com 135 pontos, e Aron permanece com 124.

A F2 retorna as pistas para o Grande Prêmio de Azerbaijão, do circuito de rua em Baku, nos dias 13, 14 e 15 de setembro.