
Casal viaja América do Sul sobre rodas
Cruzar diversos países, conhecer belas paisagens e novas culturas pode ser o sonho de muitos. E também era o de Ana e Glauber, que, para realizar essa ideia, iniciaram uma jornada em um motorhome com um único objetivo: conhecer o maior número de locais possíveis. “Não sabemos o dia exato que decidimos mudar nosso estilo de vida. Nos conhecemos em 2014 e desde lá sempre tivemos em comum o gosto pelo diferente e a paixão por viajar”, conta Ana.
Em 2020, durante o auge da pandemia da Covid-19, a ideia de viver essa nova experiência foi amadurecida pelo casal, até decidirem montar um motorhome. “Inicialmente seria um ano sabático mochilando, mas depois da pandemia se tornou um projeto a longo prazo”, relatou Glauber. Eles contam que apesar de terem um roteiro macro da viagem, eles não o seguem à risca: “Gostamos de deixar as coisas fluírem, vamos andando no nosso ritmo e ficando quanto tempo quisermos em um lugar”. Para a Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí, Alissandra Nazareth de Carvalho, a escolha desse formato de viagem condiz muito com a experiência procurada pelo viajante, pois a viagem de carro proporciona uma autonomia maior em relação aos horários e possibilita conhecer locais novos durante o percurso.
Entre as paisagens visitadas, as mais marcantes para eles foram os Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, e o Monte Fitz Roy, situado na fronteira entre Argentina e Chile. “Cada lugar marca de uma forma, aproveitamos o máximo de cada um, colecionando memórias”, complementa Glauber.
Apesar de terem desfrutado de ótimos momentos durante a viagem, eles também enfrentaram alguns problemas pelo caminho, como uma quase tentativa de assalto e problemas mecânicos. “Tivemos um problema no carro que quase ocasionou nossa volta para o Brasil de guincho. Felizmente conseguimos resolver e seguir viagem”, compartilha Ana. Embora tenham vivenciados alguns momentos complicados, eles garantem que nunca pensaram em desistir e dizem que essa experiência está tornando-os mais resilientes para que, assim, consigam enfrentar todas as complicações que possam aparecer.
O casal conta que planeja expandir a viagem: “Em 2024, seguiremos rumo a Europa”. Por fim, os viajantes dão conselhos para quem sonha em embarcar em uma aventura semelhante a deles: “Planeje, realize e vá, a dica é simples. Se você quer fazer, faça. Defina uma data e trabalhe no seu planejamento para conseguir. Como sempre dizemos: com planejamento tudo é possível!”.
Post a comment