
Norris vence na Holanda e reforça a boa fase da McLaren
As arquibancadas repletas de torcedores de laranja não intimidaram Lando Norris na conquista do GP da Holanda, deixando o “dono da casa”, Max Verstappen, como um personagem secundário na etapa. Mesmo perdendo a liderança da prova na largada para o holandês, o piloto da McLaren recuperou a posição e garantiu sua segunda vitória na categoria.
Até então, Verstappen era o único vencedor da prova neste século, desde que o circuito de Zandvoort voltou a receber corridas de Fórmula 1 em 2021. A prova ficou no calendário de 1952 até 1985 e Jim Clark tem o recorde de mais vitórias, com quatro triunfos. Havia uma grande expectativa de que Max se igualasse a Clark, porém tal conquista precisou ser adiada já que o holandês assistiu Norris vencê-lo com mais de 20s de vantagem.
Veja abaixo alguns momentos da prova:
A largada

Começando a prova de pneus médios, Norris e Vertstappen já prometiam entregar uma largada interessante de se acompanhar, já que o piloto da McLaren não possui um bom retrospecto em manter as pole positions que conquista. Antes da primeira curva Max já havia assumido a liderança da prova. Piastri também perdeu posições na largada, sendo ultrapassado por Russell. Leclerc ultrapassou Pérez assumindo a quinta posição.
Rapidamente Verstappen abriu mais de 1s de diferença para Norris, impedindo o britânico de utilizar a asa móvel. Porém, na 13ª volta, o gap entre os dois diminui, deixando Lando dentro da zona de DRS. Max dava indícios de insatisfações com o carro, dizendo que não conseguia virá-lo na curva dez.
Poucos giros depois, com uma diferença cada vez menor entre a RBR e McLaren, Norris faz um grande mergulho tomando a liderança. O holandês até tentou evitar a ultrapassagem, porém os pneus desgastados e o rápido movimento de Lando, impediram o tricampeão de lutar mais ferozmente pela liderança.
Repercussões após a prova
A vitória expressiva da McLaren ligou um alerta na RBR. Na entrevista pós-corrida, Verstappen analisou a etapa em Zandvoort e apontou problemas no carro. "O fim de semana inteiro teve as mesmas limitações, e eu corri com o mesmo ajuste do carro desde o primeiro treino livre até a corrida. Estamos muito lentos, mas também estamos mal quando se trata de degradação dos pneus. Isso é um pouco estranho, porque éramos bons nisso nos últimos anos. Algo está dando errado com o carro, precisamos entender e tentar melhorar rápido. Simplesmente não está havendo um equilíbrio entre a dianteira e a traseira", comentou o holandês.
Helmut Marko, consultor da equipe austríaca, comentou o receio de deixar o quarto título de Vertstappen escapar. “Então, como Max disse antes do summer break, o time tem trabalhado duramente e deve encontrar melhorias porque assim o campeonato dele está sob ameaça”, declarou ao Autosport. “O ponto principal é que nosso desgaste pneu era muito pior que o da McLaren e não tinha nada que pudesse ser feito”. E completou: “Também na configuração, talvez tenhamos colocado mais asa em Max, que Checo tinha menos asa e no segundo turno acho que Checo foi mais rápido que Max. Então, talvez essa tenha sido a decisão errada”.
Norris também avaliou as performances das equipes no pós-corrida. “Acho que, em média, tivemos o melhor carro, com certeza. Mas não tivemos um carro dominante em nenhum momento desta temporada.

Mesmo com a vitória de Lando, Max Verstappen continua na diferença do campeonato com 295 pontos, 70 pontos a mais que Norris; Leclerc é o terceiro com 192. Na disputa pelo título de construtores, a diferença de pontos entre a RBR e McLaren é de apenas 30 pontos com a Ferrari em terceiro, somando 370 pontos.
A Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro, com o GP da Itália, direto de Monza.
Post a comment