
Fornaroli garante título da F3 na última volta. Meguetounif vence prova na Itália
Em uma prova emocionante na madrugada deste domingo (1), o título da temporada de 2024 da Fórmula 3 foi decidido no Autódromo Nacional de Monza, na Itália, com a consagração de Leonardo Fornaroli, piloto da Trident. Com o título, o italiano fez uma marca histórica: foi o primeiro piloto a vencer na categoria sem conquistar nenhuma etapa na temporada.
Além de Fornaroli, a corrida principal foi iniciada com mais quatro pilotos com a possibilidade de título, sendo eles: Gabriele Minì e Arvid Lindblad, da Prema, Christian Mansell, piloto da ART Grand Prix e Luke Browning, da Hitech.

Largado da pole position, Fornaroli perdeu a posição de liderança da prova para Dunne. Minì, saindo em terceiro, foi ultrapassado por Meguetounif, da Trident, na segunda volta. Luke Browning, largando em 13º, rodou na curva Ascari no terceiro giro de prova, causando a entrada do safety-car. O incidente ainda resultou no abandono de Cian Shields, Sophia Floersch e Matías Zagazeta.
Na relargada, Minì perdeu a posição para Mansell, mas assistiu Fornaroli escapar da pista à frente e cair para 5º. Gabriele ainda conseguiu recuperar a posição ultrapassando o inglês, ficando em terceiro e somando os pontos necessários para empatar com Leonardo e vencer nos critérios de desempate, já que o piloto da Prema venceu uma corrida na temporada.
No mesmo giro, Minì perdeu a posição para o piloto da ART Grand Prix, e saiu da pista na Lesmo, sendo superado também por Fornaroli. Enquanto isso, Meguetounif, que saiu da 4ª posição, tomava a liderança da prova de Dunne.
Gabriele voltou a posição de título na penúltima volta, quando ultrapassou Leo, assumindo o segundo posto e viu Christian Mansell tomar a posição do rival. No entanto, Fornaroli, superou Mansell na Parabólica na última volta, garantindo o título com somente dois pontos de diferença para Minì.
Na temporada, Leo mostrou uma grande regularidade. Mesmo sem vitórias em sua segunda temporada na F3, o italiano ficou no pódio em sete das 20 corridas do calendário, fez duas pole positions e esteve na zona de pontuação 18 vezes.
ATUALIZAÇÃO: Gabriele Minì foi desclassificado pelos comissários após a corrida, pois a pressão em todos os pneus estava abaixo do mínimo determinado pelo regulamento.
Post a comment